Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

Após quase seis horas de votação, vereador Vavá (MDB) é escolhido presidente da Câmara Municipal para 2020

Compartilhe
Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

O processo de eleição da nova mesa diretora para 2020 começou às 15h30, após a hora da doutrina e foi conduzido pela chefe do legislativo, Andréa Westphal. Os vereadores escolheram pela votação fracionada dos cargos: primeiro, o de presidente; depois os de vice-presidentes e os de secretários.

Para cada bancada partidária foi dado direito ao pedido de suspensão da sessão por 15 minutos. Durante o período, apenas a bancada do Solidariedade não utilizou esse tempo.

Inscreveram-se para concorrer ao cargo de presidente os vereadores Ivair Domingos - Vavá (MDB), Rovam Castro (PT), Jair Rizzo (PSB) e Flávio Maciel (SD). Eles tiveram a oportunidade de defender a candidatura.

Ao combinar o processo de votação, a presidente anunciou que seria realizado uma primeira votação. Em caso de empate, haveria a repetição do pleito com os mais votados. Se houvesse novo empate, seria declarado vencedor o mais velho.

Os vereadores aprovaram uma prorrogação de duas horas ou até quando durasse o processo.

Na primeira votação, ocorreu empate. Foram 10 votos para Jair Rizzo (PSB) – dos vereadores Rovam Castro (PT), Professora Denise Marques (PT), André de Sá – Batatinha (PSD), Benito Metalúrgico (PT), Jair Rizzo (PSB), Luciano Gonçalves (PT), Karina da Rocha (PT), Rogério Gomes (Cidadania), Rafa Ceroni (Cidadania) e Edson Lopes (PT), 10 votos para Ivair Domingues- Vavá (MDB) – dos vereadores Andréa Westphal (PATRI), Claudio de Lima (PSB), Filipe Branco (MDB), Giovani Moralles (PATRI), Vavá (MDB), João da Barra (Republicanos), José Antônio da Silva – Repolhinho (PSDB), Charles Saraiva (MDB), Júlio César (MDB) e Laurinha (MDB), e um voto para Flávio Maciel (SD), dele próprio.

As bancadas do Partido dos Trabalhadores, do Cidadania e do PSD alegaram que o regimento interno da casa determinava a recontagem dos votos e, que após o empate, deveria ser declarado vencedor o candidato mais velho. Citando o artigo 11, inciso 7 do regimento, que determina a realização de segundo escrutínio e, permanecendo o empate, a vitória do mais idoso, a vereadora Denise Marques (PT) afirmou que o partido entrará com mandado de segurança contra a eleição. Ela também solicitou à presidência que seja entregue por escrito quais foram os procedimentos de realização do pleito.

A presidente da casa não acolheu as solicitações, alegando que já havia sido acordado no início da sessão que haveria segunda votação em caso de empate. Ela também afirmou que escrutínio é uma palavra que se refere ao exame detalhado dos votos quando a votação acontece em secreto, nas urnas. Pela desatualização do regimento, Andréa argumentou que tinha prerrogativa para interpretar e deliberar sobre o processo.

Sendo assim, a votação foi retomada. O vereador Flávio Maciel tentou, ainda, garantir o seu nome no segundo turno, mas a solicitação foi rejeitada. Na retomada do pleito, Vavá foi escolhido novo presidente da casa, com o apoio de Flávio. A votação para o cargo foi finalizada por volta das 21h.

Para primeiro e segundo vice-presidente, foram escolhidas as vereadoras Andréa Westphal (PATRI) e Laurinha (MDB), com 13 votos favoráveis, 6 abstenções e duas ausências. Já para primeiro e segundo secretário, venceram os vereadores Filipe Branco (MDB) e Cláudio de Lima (PSB), com 14 votos a favor, cinco abstenções e duas ausências.

Também foram formadas as comissões permanentes para 2020. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania será composta por Flávio Maciel, Júlio César, Andréa Westphal, Giovani Moralles e Rafa Ceroni. A de orçamento, finanças e controle externo será integrada por Filipe Branco, André de Sá – Batatinha, Cláudio de Lima, Laurinha e André Lemes.

A comissão de obras, serviços públicos, infraestrutura, meio ambiente e agricultura será integrada por Rogério Gomes, Edson Lopes, Luciano Gonçalves, Denise Marques e Benito Metalúrgico, Já a de saúde, educação, assistência social, cultura e turismo terá como equipe Charles Saraiva, Repolhinho, Rovam Castro, João da Barra e Jair Rizzo.

Assessoria de Imprensa