Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

LEI DO LIVRO

Câmara divulga resultado da segunda edição do projeto “Lei do Livro”

A Publicação das obras da segunda edição do projeto estão previstas para o mês de dezembro de 2020.
Compartilhe
Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

As entidades organizadoras do processo seletivo do projeto “Lei do Livro”, divulgaram na tarde dessa segunda-feira(9), o resultado da segunda edição do concurso. Nessa, duas obras literárias serão contempladas com a publicação. A Comissão avaliadora, formada por representantes da Academia Rio-Grandina de Letras, do Conselho de Política Cultural e da Câmara Municipal, decidiu que as produções “Eles vão dizer que isso não é poesia”, da autora Annabel Andrade Laurino e “Ventania”, de autoria coletiva, serão publicadas. Elas foram as únicas inscritas, por isso, a decisão de que os 1000 exemplares que a Lei propõe, sejam divididos igualmente entre ambas.

A "Lei do Livro" foi desenvolvida a partir da Resolução Legislativa nº 02 de 15 de setembro de 2014, que indica a publicação de um livro por ano, custeada pela Câmara Municipal. A iniciativa busca o fomento à literatura e a valorização da cultura regional. E Através de uma parceria estabelecida entre Parlamento, Secretaria de Município da Cultura e Academia rio-grandina de Letras, o processo seletivo escolhe, entre obras que apresentam temas ligados a cultura rio-grandina, a que será publicada. A primeira edição foi no ano de 2019, onde a história vencedora foi "Da Torre de Belém à Matriz do Rio Grande de São Pedro”, do autor Oscar Décio Carneiro.

 Após a edição de 2020, algumas mudanças estão em discussão. As entidades organizadoras irão propor ao Presidente do Legislativo, Ivair Souza-Vavá(MDB), que sejam realizadas algumas modificações na Lei, a vigorar nas edições vindouras. Entre as sugestões, está a possibilidade de temas mais abrangentes, e não apenas relacionados ao município, como é atualmente. Além disso, defendem que a conduta adotada nesse ano, - de escolher mais de uma obra a ser publicada- , poderá se repetir, oportunizando a um maior número de pessoas, a possibilidade de ver seu trabalho, virar um livro.

 

Assessoria de Imprensa