LEI DO LIVRO

Câmara divulga resultado da segunda edição do projeto “Lei do Livro”

A Publicação das obras da segunda edição do projeto estão previstas para o mês de dezembro de 2020.

As entidades organizadoras do processo seletivo do projeto “Lei do Livro”, divulgaram na tarde dessa segunda-feira(9), o resultado da segunda edição do concurso. Nessa, duas obras literárias serão contempladas com a publicação. A Comissão avaliadora, formada por representantes da Academia Rio-Grandina de Letras, do Conselho de Política Cultural e da Câmara Municipal, decidiu que as produções “Eles vão dizer que isso não é poesia”, da autora Annabel Andrade Laurino e “Ventania”, de autoria coletiva, serão publicadas. Elas foram as únicas inscritas, por isso, a decisão de que os 1000 exemplares que a Lei propõe, sejam divididos igualmente entre ambas.

A "Lei do Livro" foi desenvolvida a partir da Resolução Legislativa nº 02 de 15 de setembro de 2014, que indica a publicação de um livro por ano, custeada pela Câmara Municipal. A iniciativa busca o fomento à literatura e a valorização da cultura regional. E Através de uma parceria estabelecida entre Parlamento, Secretaria de Município da Cultura e Academia rio-grandina de Letras, o processo seletivo escolhe, entre obras que apresentam temas ligados a cultura rio-grandina, a que será publicada. A primeira edição foi no ano de 2019, onde a história vencedora foi "Da Torre de Belém à Matriz do Rio Grande de São Pedro”, do autor Oscar Décio Carneiro.

Após a edição de 2020, algumas mudanças estão em discussão. As entidades organizadoras irão propor ao Presidente do Legislativo, Ivair Souza-Vavá(MDB), que sejam realizadas algumas modificações na Lei, a vigorar nas edições vindouras. Entre as sugestões, está a possibilidade de temas mais abrangentes, e não apenas relacionados ao município, como é atualmente. Além disso, defendem que a conduta adotada nesse ano, - de escolher mais de uma obra a ser publicada- , poderá se repetir, oportunizando a um maior número de pessoas, a possibilidade de ver seu trabalho, virar um livro.