Sessão Especial

Câmara realiza sessão especial em homenagem ao Projeto Promotores da Paz

Ao longo do ano, o projeto da Guarda Municipal atendeu mais de 300 estudantes

Realizado pela Guarda Municipal em parceria com o Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, o projeto promotores da paz realiza ações de prevenção à violência e promoção à cidadania em escolas do município. Iniciada esse ano, a iniciativa já alcançou mais de 300 estudantes do sexto ano de sete colégios da rede municipal. Em encontros periódicos, são debatidos temas como pertencimento, bullying, abuso de drogas, inclusão social e uso das redes sociais.

A fim de reconhecer e celebrar o trabalho desenvolvido pelos guardas, a Câmara realizou uma sessão especial em homenagem ao projeto na noite da última quarta-feira. A proposição foi feita pelo vereador Luciano Gonçalves (PT).

Em seu discurso, o parlamentar contou que teve a oportunidade de acompanhar a concepção do projeto quando ainda atuava no executivo. Luciano enfatizou que não há como mensurar o quanto essas atividades que trabalham noções de cidadania influenciam as crianças ao longo de toda a vida. ‘No decorrer da jornada, eles vão trilhar o caminho da paz que vocês promovem”, afirmou.

A guarda municipal Renata Dimússio agradeceu a homenagem, além de fazer menção aos colegas e ao apoio do executivo ao projeto. A servidora destacou o desafio de estar dentro da sala de aula e disse que acredita que o projeto alcançou o seu objetivo, lançando sementes que frutificarão no futuro. Para ela, o trabalho transmite aos alunos os valores que devem estar presentes no dia a dia de cada um. As ações preventivas são essenciais para área de segurança e a intenção é levar o projeto adiante no próximo ano.

Representando o executivo, a chefe de Gabinete de Projetos e Programas Especiais Darlene Pereira citou a valorização que o executivo tem dado à corporação, importante para o desenvolvimento da cidadania. Segundo ela, isso é comprovado por meio de investimentos em ações como qualificação dos profissionais, aumento das atribuições e ampliação do efetivo através de concurso público. Sobre o Promotores da Paz, Darlene falou sobre a importância de ter um guarda se aproximando dos alunos para brincar, cantar e ajudar a educar para vida.

Além da honraria entregue ao projeto, receberam homenagens os quatro guardas que integram a iniciativa: João Rodrigues, Claudete de Farias, Renata Dimússio e Silvia Lopes.

A cerimônia foi conduzida pela presidente do legislativo Andréa Westphal (PATRI). Estiveram presentes, ainda, a superintendente de segurança da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança Ivonilda Sarmento, o comandante da guarda, Everton Rodrigues e os vereadores Denise Marques (PT) e Júlio César (MDB).