Cerimônia de outorga do título de cidadão rio-grandino comemora aniversário da Câmara Municipal

Em 13 de dezembro de 1751 foi fundado o primeiro parlamento do estado do Rio Grande do Sul. E em comemoração aos 268 anos da Câmara Municipal de Rio Grande, a casa realizou a já tradicional cerimônia de outorga do título de cidadão rio-grandino e da medalha de mérito comunitário na noite da última quinta-feira, no Cidec-Sul, no Campus Carreiros da FURG.

A solenidade foi aberta com a execução do hino nacional, realizada pela banda do Grupo de Fuzileiros Navais de Rio Grande.

p?blico

A chefe do legislativo, Andréa Westphal (PATRI), agradeceu aos novos cidadãos rio-grandinos pela escolha feita de viver na cidade, doando-se pela terra. “Essas pessoas não nasceram aqui, mas escolheram viver aqui. Escolheram dar sentido as suas vidas aqui. Eu me sinto honrada pelos nobres vereadores que compõem essa legislatura terem escolhido pessoas a dedo (…), terem compartilhado com os pares, terem defendido os nomes e terem a aprovação para que elas sejam não só de coração, mas de fato, cidadãos rio-grandinos. Eu agradeço muito por tudo que vocês fizeram, pela doação e pela escolha feita de viver aqui de forma íntegra, sendo amantes desse berço tão cheio de dádivas divinas”, declarou.

Ao se dirigir aos parlamentares, aproveitou para fazer menção ao seu ano como presidente e para agradecer a todos por fazerem parte da sua caminhada. “Meus nobres pares. Não teremos mais uma solenidade formal na Câmara. Temos uma semana até o recesso. De todo coração, essa mulher agradece todo ensinamento que vocês me deram, às vezes o ensinamento vem até do confronto e eu agradeço. Marcaram minha vida, marcaram minha caminhada. Jamais serei a mesma depois de ter a honra de ter compartilhado não só o mandato, mas em especial esse ano de 2019. Agradeço de todo meu coração. (…) Que tudo que for do bem, que tudo que for belo, que tudo que for de verdade, seja pleno na vida de vocês”, afirmou emocionada.

Em um primeiro momento, foram entregues as medalhas de mérito comunitário, concedidas a personalidades que se destacaram pelo seu trabalho em prol da sociedade. Pela Associação dos Corredores de Rua de Rio Grande, o presidente Roger Lopes recebeu a honraria. Ganharam a medalha, ainda, o incentivador do esporte amador, Carlos Mendes; o líder comunitário da Vila da Quinta, Marcus Braz; o conselheiro municipal de saúde e líder comunitário, Olímpio Oliveira e o atleta paralímpico, Vladimi Moreira.

A maior distinção dada pelo legislativo, o título de cidadão rio-grandino foi concedido a pessoas que fixaram raízes na cidade e se destacaram nas mais diferentes atividades. Cada vereador, como representante da população, teve a oportunidade de entregar a honraria ao seu homenageado.

MOMENTOS CULTURAIS

O evento contou, também, com três apresentações culturais. O pequeno Pedro das Neves, acompanhado de Jader Teixeira no violão, declamou a poesia gauchesca intitulada “Romance do Voluntário”.

Para homenagear a cidade, a cantora e gaiteira Natália Guastucci executou uma composição própria. Logo após animou a plateia ao entoar o canto alegretense. Já o grupo vocal Canton, do movimento coral da FURG, cantou as músicas Bye, Bye e Cálice.

pedro declamando

nat?lia guastucci

Grupo Canton

Em seu discurso de encerramento, a presidente parabenizou os homenageados. Além disso, agradeceu a todos os servidores e assessores que a auxiliaram em sua gestão a frente da casa legislativa. Emocionada, fez menção especial ao diretor Flávio Santos por ter sido seu braço direito e por ter dedicado a sua vida à boa política.

A banda dos fuzileiros tocou, ainda, os hinos do Rio Grande do Sul e da cidade.

Além da vereadora Andréa Westphal, a mesa das autoridades foi composta pelo prefeito e pela primeira dama, Alexandre e Eunice Lindenmeyer; pelo reitor em exercício da FURG, Danilo Giroldo e pelo comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Fábio Brasil.

mesa t?tulo

Lista dos homenageados com o título de cidadão rio-grandino:

Ada Fetter

Alcir Luis Calmo