Confira as proposições aprovadas no Parlamento, durante Sessão Plenária dessa terça-feira(08)

Os Vereadores aprovaram cinco Indicações, três requerimentos e uma moção. A tarde dessa terça-feira (08), começou com a apreciação da proposição 1433/2020 que pediu a colocação de abrigos de ônibus na comunidade da Capilha, nos locais que passam o transporte público da cidade, a iniciativa é de autoria do vereador Claudio De Lima(Republicanos) e foi aprovada com 13 votos a favor. Além dessa proposta, o vereador também apresentou a indicação 1511/2020, que solicita ao Executivo, que seja instalado um semáforo na Rua 24 de maio, esquina Luiz Loréa. O pedido foi justificado pela reincidência de acidentes de trânsito no local. Os vereadores apoiaram a iniciativa, aprovando-a com 17 votos.

O requerimento 741/2020 de autoria do vereador Julio Cesar(MDB), sugeriu uma nova fiscalização nos supermercados do Município com intuito de verificar o aumento do preço dos itens de cesta básica. A iniciativa foi fundamentada após reclamações da população, quanto a suba do valor dos alimentos  A proposição recebeu 14 votos favoráveis.

O vereador Rafa Ceroni (Cidadania) indicou ao Executivo que seja realizado uma restauração no Guarda Corpo da primeira ponte da entrada da Ilha dos Marinheiros, o pedido deve-se ao risco de segurança aos pedestres e também, visa uma estética melhor a entrada da localidade. A Indicação 723/2020 foi aprovada com 16 votos favoráveis.

Além dessa proposição, o vereador também teve apreciada a proposta ao Executivo, que pede a realização de um estudo sobre a possibilidade de implantar iluminação pública na Orla da Praia da Capilha, e na estrada que da acesso ao local. Seus pares aprovaram a indicação 657/2020 com 15 votos a favor.

A Vereadora Andréa Westphal(Republicanos), através da Indicação 1314/2020 sugeriu ao Executivo que realize limpeza e higienização nas principais Ruas e Avenidas dos bairros do município, incluindo as praças e UBSF(Unidades Básicas de Saúde da Família), e demais locais onde acontece aglomerações de pessoas. Os Parlamentares apoiaram a iniciativa, aprovando-a com 17 votos a favor.

A indicação 1443/2020 do Vereador Rogério Gomes(Cidadania), trata sobre a necessidade de pavimentação do trecho de 100 metros da rua Visconde de Mauá, entre Avenida Argentina e Peru, localizadas no bairro Rural. O pedido à Secretaria de Infraestrutura, foi aprovado pelos vereadores com 15 votos.

O Requerimento de autoria do Vereador Flávio Maciel(Progressistas), também aprovado na Sessão, pretende que o Legislativo realize o envio de um ofício a FEPAM e ao Executivo Municipal, para informações acerca do projeto de contenção das águas na Ilha da Torotama. A obra começou no início dos anos 2000 e através da iniciativa, o autor do Requerimento busca informações por parte do Orgão, a respeito dos motivos da obra ter sido interrompida. Através de 14 votos a favor, a proposição foi aprovada.

A vereadora Laurinha(MDB) com o Requerimento 20/2020, aprovado com 13 votos, pediu que seja encaminhado a Câmara Municipal, o relatório da 1ª etapa do Censo realizado no processo de redução gradativa de veículos de tração animal (VTA).

E a última proposição aprovada no Plenário, foi a Moção 34/2020, proposta pela vereadora Professora Denise Marques(PT) e pelos vereadores Benito Gonçalves(PT), Claudio Costa(PT), Edson Lopes(PT), Luiz Spotorno(PT), onde solicitam que seja encaminhado ao Congresso  Federal, ao Ministério da Economia e ao Presidente da República, uma moção de repúdio ao fim da isenção tributária incidente sobre livros e a taxação desses em 12%. A medida proposta pelo Governo Federal poderá resultar no aumento do preço desses produtos.  Além dos proponentes, também assinaram a moção a Vereadora Andréa Westphal, Claudio De Lima, Filipe Branco(MDB), Flávio Maciel, Giovani Moralles(Patriota), Rogério Gomes(Cidadania), Rafa Ceroni,  Julio Cesar(MDB), e Vereadora Laurinha.