Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

SESSÃO ESPECIAL

Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil recebe homenagem pelos seus 250 anos

Compartilhe
Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

Na tarde da última quinta-feira(5), a Câmara realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 250 anos de fundação do Corpo de Intendentes da Marinha. São eles os Oficiais que exercem cargos responsáveis pela aplicação e preparo do Poder Naval, com suporte logístico e incumbências referentes a economia, finanças e patrimônio. O proponente da homenagem, vereador Julio Cesar(MDB), manifestou seu orgulho em oferecer o reconhecimento a esse Corpo de Oficiais, que realizam um trabalho indispensável para que a missão da Marinha do Brasil seja cumprida.

 

O Vereador falou da importância em ter no nosso município um Centro de Intendência da Marinha, que além de suas atribuições voltadas ao controle interno, ainda realiza ações humanitárias e investe em estratégias para gerar economia aos cofres públicos. Julio Cesar justifica sua afirmação, relatando sobre o trabalho de coleta de água da chuva, realizado no Centro de Intendência aqui do município. "A água é canalizada, armazenada em sisternas e utilizada nos processos de higienização das dependências do local. Uma iniciativa econômica e sustentável". Além disso, promovem ações beneficientes, como por exemplo, a aquisição e distribuição de 146.528 toneladas de alimentos as cidades que estão recebendo as pessoas em situação de vulnerabilidade, oriundas da Venezuela. Julio finalizou o discurso, enfatizando a importância da comunidade ter maior conhecimento sobre o trabalho desse Centro aqui no nosso município.

 

O Diretor da Intendência em Rio Grande, Capitão Fragata Sérgio Vieira Pires da Silva contextualizou com alguns aspectos históricos dessa trajetória de 250 anos no Brasil, e disse em síntese, que o trabalho dos Intendentes é planejamento. Estruturar para que o poder bélico possa atuar. O Capitão relata a satisfação que sente em dirigir uma instituição que em 2019, foi premiada na categoria "Excelência em Gestão", no VII Simpósio de Práticas de Gestão, organizado pela Diretoria da Marinha. Aproveitando a proximidade do dia Internacional da mulher, ele ainda manifestou seu orgulho em dizer que dentro da intendência, a evolução da carreira acontece sim, de forma igualitária e inclusive, conta com uma vice-diretora mulher, a Capitã de Corveta Cláudia Monalisa de Souza Silva. Ao finalizar, agradeceu o reconhecimento civil recebido na Casa Legislativa mais antiga do Estado e registrou que sente-se motivado a prosseguir seu trabalho.

 

O Presidente deste Parlamento, vereador Ivair Souza- Vavá (MDB), presidiu a Sessão e convidou o Comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante Flávio Macedo Brasil, a fazer uso da palavra. O mesmo irá, em breve, retornar à sua cidade natal e recebeu o agradecimento do Presidente pela dedicação ao Distrito Naval e pelo sempre bom relacionamento com esta Casa Legislativa. O vice-almirante Brasil reiterou o quão imprescindível é o trabalho dos intendentes e registrou seu agradecimento a Câmara, e sobretudo, a acolhida que recebeu em nosso município. "Minha família e eu tivemos a oportunidade de morar em diversos lugares e em nenhum deles fomos acolhidos com o carinho que fomos aqui. Se tem uma coisa que o povo Rio-grandino sabe, é acolher."

 

Na homenagem, também manifestaram a importância do reconhecimento à riqueza  histórica da Intendência, o Capitão dos Portos do RS, Capitão de mar e guerra Reinaldo Luís Lopes dos Santos e representando a Universidade Federal do Rio Grande, o Diretor do Museu Oceonográfico, professor Lauro Barcellos que registrou o valor de estar comemorando, numa cidade com 283 anos de história, de intrínseca relação com a questão náutica, os 250 anos de uma trajetória repleta de realizações.

 

Ao encaminharem-se ao término da Sessão, o presidente registrou a passagem da solenidade de aniversário da Intendência, no 5º Distrito Naval, a qual teve o prazer de prestigiar e agradeceu pela sempre excelente recepção, bem como, o bom relacionamento que a Marinha mantém com esta Casa. Reafirmou a importância do trabalho dos intendentes e parabenizou o Centro localizado aqui em Rio Grande, pelo destaque recebido em virtude da excelência em Gestão.

 


Assessoria de Imprensa