SESSÃO ESPECIAL

Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil recebe homenagem pelos seus 250 anos

Na tarde da última quinta-feira(5), a Câmara realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 250 anos de fundação do Corpo de Intendentes da Marinha. São eles os Oficiais que exercem cargos responsáveis pela aplicação e preparo do Poder Naval, com suporte logístico e incumbências referentes a economia, finanças e patrimônio. O proponente da homenagem, vereador Julio Cesar(MDB), manifestou seu orgulho em oferecer o reconhecimento a esse Corpo de Oficiais, que realizam um trabalho indispensável para que a missão da Marinha do Brasil seja cumprida.

O Vereador falou da importância em ter no nosso município um Centro de Intendência da Marinha, que além de suas atribuições voltadas ao controle interno, ainda realiza ações humanitárias e investe em estratégias para gerar economia aos cofres públicos. Julio Cesar justifica sua afirmação, relatando sobre o trabalho de coleta de água da chuva, realizado no Centro de Intendência aqui do município. "A água é canalizada, armazenada em sisternas e utilizada nos processos de higienização das dependências do local. Uma iniciativa econômica e sustentável". Além disso, promovem ações beneficientes, como por exemplo, a aquisição e distribuição de 146.528 toneladas de alimentos as cidades que estão recebendo as pessoas em situação de vulnerabilidade, oriundas da Venezuela. Julio finalizou o discurso, enfatizando a importância da comunidade ter maior conhecimento sobre o trabalho desse Centro aqui no nosso município.

O Diretor da Intendência em Rio Grande, Capitão Fragata Sérgio Vieira Pires da Silva contextualizou com alguns aspectos históricos dessa trajetória de 250 anos no Brasil, e disse em síntese, que o trabalho dos Intendentes é planejamento. Estruturar para que o poder bélico possa atuar. O Capitão relata a satisfação que sente em dirigir uma instituição que em 2019, foi premiada na categoria "Excelência em Gestão", no VII Simpósio de Práticas de Gestão, organizado pela Diretoria da Marinha. Aproveitando a proximidade do dia Internacional da mulher, ele ainda manifestou seu orgulho em dizer que dentro da intendência, a evolução da carreira acontece sim, de forma igualitária e inclusive, conta com uma vice-diretora mulher, a Capitã de Corveta Cláudia Monalisa de Souza Silva. Ao finalizar, agradeceu o reconhecimento civil recebido na Casa Legislativa mais antiga do Estado e registrou que sente-se motivado a prosseguir seu trabalho.

O Presidente deste Parlamento, vereador Ivair Souza- Vavá (MDB), presidiu a Sessão e convidou o Comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante Flávio Macedo Brasil, a fazer uso da palavra. O mesmo irá, em breve, retornar à sua cidade natal e recebeu o agradecimento do Presidente pela dedicação ao Distrito Naval e pelo sempre bom relacionamento com esta Casa Legislativa. O vice-almirante Brasil reiterou o quão imprescindível é o trabalho dos intendentes e registrou seu agradecimento a Câmara, e sobretudo, a acolhida que recebeu em nosso município. "Minha família e eu tivemos a oportunidade de morar em diversos lugares e em nenhum deles fomos acolhidos com o carinho que fomos aqui. Se tem uma coisa que o povo Rio-grandino sabe, é acolher."

Na homenagem, também manifestaram a importância do reconhecimento à riqueza  histórica da Intendência, o Capitão dos Portos do RS, Capitão de mar e guerra Reinaldo Luís Lopes dos Santos e representando a Universidade Federal do Rio Grande, o Diretor do Museu Oceonográfico, professor Lauro Barcellos que registrou o valor de estar comemorando, numa cidade com 283 anos de história, de intrínseca relação com a questão náutica, os 250 anos de uma trajetória repleta de realizações.

Ao encaminharem-se ao término da Sessão, o presidente registrou a passagem da solenidade de aniversário da Intendência, no 5º Distrito Naval, a qual teve o prazer de prestigiar e agradeceu pela sempre excelente recepção, bem como, o bom relacionamento que a Marinha mantém com esta Casa. Reafirmou a importância do trabalho dos intendentes e parabenizou o Centro localizado aqui em Rio Grande, pelo destaque recebido em virtude da excelência em Gestão.