Rodoviários protestam pela manutenção dos cobradores no transporte coletivo

PL que garante a permanência da função é aprovado com 18 votos

Representantes do Sindicato dos Rodoviários protestaram no plenário da casa durante a sessão ordinária dessa segunda-feira. O objetivo da categoria era pedir que os vereadores votassem o projeto de lei 363/2019, proposto por Filipe Branco (MDB), que tem a intenção de garantir o posto de trabalho dos cobradores.

A sessão ordinária foi suspensa para que os trabalhadores pudessem se manifestar.

O presidente do sindicato, Fábio Machado, afirmou que a luta é pela manutenção de empregos, alegando que a empresa Noiva do Mar tem a intenção de extinguir a atividade de cobrador. O sindicalista argumenta que os motoristas não podem trabalhar sem auxílio. Segundo ele, não haveria possibilidade de cuidar do trânsito e, ainda, fazer as outras funções, como o embarque e desembarque de cadeirantes e a cobrança das passagens.

Alguns parlamentares destacaram que o novo edital de licitação do transporte coletivo, que está em andamento, já garante a manutenção dos cobradores. Porém, o sindicato expressou o medo de que não haja empresas interessadas na licitação. Caso isso acontecesse, a atual administradora continuaria como permissionária e não haveria nada que impedisse a extinção dos empregos.

Após intenso debate, a sessão foi reaberta. O plenário votou pela preferência do PLV 363 na ordem do dia e fez a apreciação da matéria.

A proposta legal altera a redação dos artigos quatro e 26 da lei 5602 de 2002, que dispõe sobre transporte coletivo de passageiros.

O artigo 4 estabelece quais são os serviços integrantes do sistema. No inciso I, a proposição inclui a obrigatoriedade da utilização de cobradores.

Já no artigo 26, o projeto acrescenta um parágrafo único determinando que a operadora é obrigada a manter em cada coletivo que circula no perímetro urbano, com duas portas e os que possuem plataformas complementares e acessibilidade – exceto micros de até 33 lugares e seletivos – um cobrador de passagem, inclusive nos dias de isenção de tarifa.

O projeto de lei foi aprovado com 18 votos favoráveis.

CRISE NA SANTA CASA

Funcionários do Hospital Santa Casa também protestaram durante a sessão. Eles buscam uma solução para o pagamento dos seus salários, que há anos vem sendo parcelados.

Segundo o representante Paulo Ricardo, atualmente há três meses de salários atrasados, além de percentual do mês de novembro, do salário de dezembro e do décimo terceiro. Paulo disse que os trabalhadores se sentem desassistidos pelas autoridades locais.

A categoria pede socorro ao legislativo na busca de uma alternativa. Pedem, ainda, mais transparência da nova empresa, para que apresente o que está sendo feito a frente da instituição. A GV Consulting assumiu a administração hospitalar em julho para período de dois anos.

A presidente vereadora Andréa Westphal (PATRI) destacou o trabalho da casa com relação à crise no hospital. De acordo com ela, o governo do estado demorou, aproximadamente, dois meses para atender a presidência da Câmara em reunião para discutir o refinanciamento de dívidas da entidade com o Banrisul.

Já o presidente da comissão de saúde, André Lemes (PT), argumentou que todos os processos relativos à Santa Casa são acompanhados de perto pelos parlamentares. A comissão confere semanalmente os repasses feitos pelo governo do estado e pela prefeitura, que hoje estão em dia. Ademais, o vereador afirmou que a instituição recebeu mais de um milhão e meio de reais em emendas parlamentares de deputados federais neste ano.

Como encaminhamento, a chefe do legislativo se comprometeu a marcar uma reunião entre os administradores do hospital e uma comissão de cinco funcionários, com a presença dos vereadores. O intuito é que os gestores esclareçam o planejamento para pagamento dos trabalhadores e expliquem onde estão sendo aplicados os recursos financeiros que foram destinados à instituição. A expectativa é a de que o encontro seja feito ainda nessa semana.

PROJETO DE LEI INSTITUI DIA DO ANTIGOMOBILISTA

Os vereadores aprovaram, ainda, o PL 271/2019, de autoria de Rogério Gomes (Cidadania),com 19 votos.

O projeto de lei institui o dia do antigomobilista com a intenção de estimular aqueles que, por meio de veículos antigos, preservam a memória e a cultura do povo. A data escolhida foi 16 de junho, em razão da criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística em 1956, órgão que estabeleceu as normas de fabricação de automotores brasileiros.