VEREADORES ENCAMINHARÃO REIVINDICAÇÕES DE TRABALHADORES DO POLO NAVAL

No início da noite desta segunda-feira, 24, foi realizada uma reunião para tratar sobre o polo naval no plenário da Câmara Municipal do Rio Grande. O encontro foi presidido pelo vereador José Antônio da Silva – Repolhinho (PSDB) e contou com a participação de representantes do Executivo Municipal, Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores desempregados da área.

A reunião foi uma solicitação por trabalhadores que reivindicam a contratação de mão-de-obra local, pois, segundo eles, a força de trabalho contratada é de outros estados, em detrimento dos rio-grandinos e que outras empresas do distrito industrial também não contratam os trabalhadores desempregados do polo naval porque estes, se chamados por empresas do polo naval, deixariam os empregos em função da melhor remuneração do polo.

Durante o uso da palavra, seis dos trabalhadores expuseram suas dificuldades, inclusive com carência de alimento para suas famílias. Também questionaram a legalidade e fiscalização da lei que prevê a contratação de trabalhadores locais e sugeriram que não fosse renovada a cedência da área hoje ocupada pela QGI.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Benito Gonçalves afirmou que é preciso formar uma comissão para pressionar o Governo Federal que é quem decide a manutenção ou não da indústria naval no País.

O vereador Repolhinho, que em alguns momentos teve muito trabalho para conter os ânimos acirrados, incumbiu o vereador Charles Saraiva (PMDB) de coordenar a comissão que deverá visitar as empresas do distrito industrial para tratar dos problemas relatados pelos trabalhadores e ir à Brasília para pressionar o governo a fim de que seja mantida a política da construção naval no Brasil. Saraiva saudou a ideia da não renovação da área da QGI como uma boa forma de pressionar a empresa em contratar os rio-grandinos.

Também participaram do encontro os vereadores Julio Cesar Pereira da Silva e Coronel Augusto César, ambos do PMDB, professora Denise Marques (PT) e Dirnei da Motta Grequi – Dirnei Cabeleireiro (PROS).

24.10.16