< voltar

Após indicação do Vereador Repolhinho idosos terão passe livre a partir dos 60 anos.

Após indicação do Vereador Repolhinho idosos terão passe livre a partir dos 60 anos.

A Câmara de Vereadores do Rio Grande votou e aprovou na última quarta-feira, 17, por vinte votos favoráveis o passe livre para idosos a partir de 60 anos. A indicação 01/2013 foi solicitada através do vereador José Antonio da Silva - Repolhinho (PSDB), no dia 2 de janeiro deste ano. Atualmente o direito é garantido pela Lei Municipal, que concede o Passe Livre para idosos a partir de 65 anos.

Segundo o vereador Repolhinho, a solicitação agora segue para a sanção do prefeito e também será estabelecido na Legislação Municipal o direito do passe livre a pessoas a partir dos 60 anos de idade, como já decorre na cidade de Pelotas e em outras cidades do Estado e do País. Segundo o vereador, dados do IBGE indicam que o Rio Grande do Sul é o estado que tem o maior número de idosos do País, e consequentemente essa lei beneficiará, de acordo com ele, um número de idosos entre 60 e 64 anos, bem elevado na cidade do Rio Grande. Ele ainda salientou que há um grande número de idosos de baixa renda no interior do Município, que utilizam do transporte coletivo local.

O vereador afirma ainda que a aprovação desta significa uma conquista para os idosos, favorecendo uma vida mais ativa para a terceira idade, e aumentando a perspectiva de vida da população, salvo que a gratuidade para idosos em transportes coletivos é previsto pelo artigo 230 da Constituição Federal, e pelo estatuto dos idosos, permitindo aos estados e municípios legislarem sobre o assunto.